domingo, 17 de outubro de 2010

Santa Edwiges


Nascida na Bavária , Alemanha em 1174 foi criada num ambiente de luxo e riqueza, o que não a impediu de ser simples e viver com humildade.O seu bem maior era o amor total a Deus e ao próximo. Casou-se aos 12 anos com Henrique, principe da Polônia, com quem teve seis filho. Esposa dedicada, ela cuidou da formação religiosa dos filhos e do marido.Dedicou toda a sua vida na costrução do Reino de Deus. 
Junto com o marido construiu igrejas, mosteiros, hospitais, conventos e escolas.
Viu seus filhos falecerem um a um, restando apenas sua filha Gertrudes que tornou-se superiora do mosteiro de Trelbnitz, na Polônia, Aos 32 anos ficou viúva e foi morar no Mosteiro no qual sua filha era superiora. Lá ela deu longos passos rumo a santidade. Tinha carinho especial pelas mulheres e crianças abandonadas. Encaminhava as viúvas para os conventos onde estariam abrigadas em caso de guerra, e as crianças encaminhava para as escolas, onde aprendiam um ofício. Era misericordiosa e também socorria aos endividados.
Sua morte ocorreu no dia 15 de outubro de 1243. Foi canonizada no dia 26 de março de 1267, pelo Papa Clemente VI. Como no dia 15 de outubro celebra-se Santa Tereza de Ávila, a comemoração de Santa Edwiges passou para o dia 16 de outubro.
Por isso sempre que alguém está com problemas financeiros, ou problemas familiares, recorre sempre a Santa Edwige. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E ai goustou? vai sair sem comentar? Comente ...